quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Acredito que vale fazer este esforço por isso mesmo e ainda por cima por sua beleza.

Como perder peso em seis semanas

Para a maioria das pessoas, o excesso de peso tem muito a ver com excesso de consumo de calorias. É preciso então procurar, em 1º lugar, alimentos com poucas calorias. Quais são?
As frutas: que podem ser consumidas à vontade, pelo menos quatro por dia. Usar bananas e abacate com moderação.

As folhas são outro grupo que contém baixíssimas calorias. Devem ser consumidas em grandes quantidades. De preferência cruas, mas se tem dificuldades com isso, podem ser refogadas quase sem óleo, ou no vapor. Outra maneira é consumir folhas batidas no liquidificador com frutas. Podem incluir folhas como couve, espinafre, alfaces, mas também repolho branco ou roxo, couve chinesa, brócolis, beterraba, cenoura etc.

Os legumes são também muito baixos em calorias, com exceção das raízes. Pode abusar à vontade, porque não engordam quando refogados em pouco óleo, ou cozidos no vapor. Para as pessoas com excesso de peso vale a dica de eliminar o óleo no preparo dos alimentos. Todo óleo tem 9 calorias por grama, isto é, 1 colherzinha de café, e não tem nenhum nutriente. São as chamadas calorias vazias. Também é importante ser moderado no uso de sal. Em lugar de temperar a comida com sal, seria bom aprendermos a usar uma variedade maior de ervas e condimentos. A maioria das ervas tem propriedades muito benéficas para a saúde.

O quarto grupo são as leguminosas: feijões de todas as cores, ervilhas, lentilhas, grão de bico, soja. Também as vagens e ervilha verde e ervilha torta fazem parte deste grupo, cujo consumo faz muito bem para evitar câncer e não engorda. Além disso, ajuda a satisfazer o apetite e diminuir ou eliminar o consumo de carne e outros produtos de origem animal. Para Dr. Fuhrman os produtos de origem animal devem ser usados como condimento, algo para dar sabor na comida, e não como alimento. Desse grupo de leguminosas o consumo recomendado é de 250 ml/dia.

O grupo de cereais e sementes integrais, como aveia, girassol, gergelim e linhaça triturada, de preferência colocados de molho antes, fazem parte da alimentação saudável. Desta última, 1 colher de sopa por dia. Nozes é outro item muito importante: 30gr/ dia.
 

Depois dessas coisas boas vamos entrar nas restrições, quer dizer, os produtos que engordam e que devem ser limitados a 250 ml/ dia. São raízes, como cará, inhame, batata doce, batata, mandioca, mandioquinha, arroz, pão, macarrão, milho verde, abóbora madura e cenoura cozida. Então, desses grupos de alimentos ¼ de litro por dia, ou seja, um copão americano. As pessoas com peso normal ou abaixo do normal podem e até devem comer mais destes alimentos.

Eliminar açúcar e os derivados como bolo, bolachas, sorvetes etc. e todos os industrializados que têm excesso de açúcar e/ ou sal. Para facilitar, nem os tenha em casa. Para adoçar use bananas, mel, ou adoçante feito da planta estevia que é o único adoçante que não faz mal.

Para saber a quantia saudável de consumo de água, observe a cor da urina que deve ser clara. Se for amarela, aumente o consumo de líquidos.

Se for feito na forma descrita aqui, você perderá 4 kg de peso num mês e isso continua mensalmente até chegar ao peso normal. Experimente essa dieta por 6 semanas para sentir a diferença em saúde e bem-estar. Acredito que vale fazer este esforço por isso mesmo e ainda por cima por sua beleza.