quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Acredito que vale fazer este esforço por isso mesmo e ainda por cima por sua beleza.

Como perder peso em seis semanas

Para a maioria das pessoas, o excesso de peso tem muito a ver com excesso de consumo de calorias. É preciso então procurar, em 1º lugar, alimentos com poucas calorias. Quais são?
As frutas: que podem ser consumidas à vontade, pelo menos quatro por dia. Usar bananas e abacate com moderação.

As folhas são outro grupo que contém baixíssimas calorias. Devem ser consumidas em grandes quantidades. De preferência cruas, mas se tem dificuldades com isso, podem ser refogadas quase sem óleo, ou no vapor. Outra maneira é consumir folhas batidas no liquidificador com frutas. Podem incluir folhas como couve, espinafre, alfaces, mas também repolho branco ou roxo, couve chinesa, brócolis, beterraba, cenoura etc.

Os legumes são também muito baixos em calorias, com exceção das raízes. Pode abusar à vontade, porque não engordam quando refogados em pouco óleo, ou cozidos no vapor. Para as pessoas com excesso de peso vale a dica de eliminar o óleo no preparo dos alimentos. Todo óleo tem 9 calorias por grama, isto é, 1 colherzinha de café, e não tem nenhum nutriente. São as chamadas calorias vazias. Também é importante ser moderado no uso de sal. Em lugar de temperar a comida com sal, seria bom aprendermos a usar uma variedade maior de ervas e condimentos. A maioria das ervas tem propriedades muito benéficas para a saúde.

O quarto grupo são as leguminosas: feijões de todas as cores, ervilhas, lentilhas, grão de bico, soja. Também as vagens e ervilha verde e ervilha torta fazem parte deste grupo, cujo consumo faz muito bem para evitar câncer e não engorda. Além disso, ajuda a satisfazer o apetite e diminuir ou eliminar o consumo de carne e outros produtos de origem animal. Para Dr. Fuhrman os produtos de origem animal devem ser usados como condimento, algo para dar sabor na comida, e não como alimento. Desse grupo de leguminosas o consumo recomendado é de 250 ml/dia.

O grupo de cereais e sementes integrais, como aveia, girassol, gergelim e linhaça triturada, de preferência colocados de molho antes, fazem parte da alimentação saudável. Desta última, 1 colher de sopa por dia. Nozes é outro item muito importante: 30gr/ dia.
 

Depois dessas coisas boas vamos entrar nas restrições, quer dizer, os produtos que engordam e que devem ser limitados a 250 ml/ dia. São raízes, como cará, inhame, batata doce, batata, mandioca, mandioquinha, arroz, pão, macarrão, milho verde, abóbora madura e cenoura cozida. Então, desses grupos de alimentos ¼ de litro por dia, ou seja, um copão americano. As pessoas com peso normal ou abaixo do normal podem e até devem comer mais destes alimentos.

Eliminar açúcar e os derivados como bolo, bolachas, sorvetes etc. e todos os industrializados que têm excesso de açúcar e/ ou sal. Para facilitar, nem os tenha em casa. Para adoçar use bananas, mel, ou adoçante feito da planta estevia que é o único adoçante que não faz mal.

Para saber a quantia saudável de consumo de água, observe a cor da urina que deve ser clara. Se for amarela, aumente o consumo de líquidos.

Se for feito na forma descrita aqui, você perderá 4 kg de peso num mês e isso continua mensalmente até chegar ao peso normal. Experimente essa dieta por 6 semanas para sentir a diferença em saúde e bem-estar. Acredito que vale fazer este esforço por isso mesmo e ainda por cima por sua beleza.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Pesos e medidas Medidas sem balança



O sucesso de uma receita depende muito das medidas usadas. Para isso, é necessário uma balança, xícaras, colheres e medidores, desde que observada a tabela de equivalência. Mas se você não tiver balança, utilize as medidas sem balança, relacionadas abaixo:

1 litro de qualquer líquido 1000 gramas ou 4 copos
1 copo de qualquer líquido 250 gramas
1 xícara de chá de farinha 100 gramas
1 xícara de chá de amido de milho 100 gramas
1 xícara de açúcar 130 gramas
1 xícara de chá (rasa) de banha ou manteiga 140 gramas
1 colher de sopa de banha ou manteiga 50 gramas
1 colher de sopa de açúcar 30 gramas
1 colher de sopa de amido de milho 25 gramas
1 colher de sopa de farinha 25 gramas
1 colher de sopa rasa de sal 5 gramas
1 colher de chá (rasa) de fermento 5 gramas

Medidas e equivalência dos ingredientes

1 xícara de chá 240 ml 16 colheres de sopa
½ xícara (chá) 120 ml 8 colheres (sopa)
1/3 xícara (chá) 80 ml 5 colheres (sopa) mais 1 colher (chá)
¼ xícara (chá) 60 ml 4 colheres (sopa)
1 colher (sopa) 15 ml 3 colheres (chá)
1 colher (chá) 5 ml 2 colheres (café)

Importante: todas as medidas são usadas rasas, ou seja, depois de encher a xícara ou a colher, passa-se uma faca com lâmina reta para retirar o excesso. Existem à venda no mercado medidas-padrão de várias marcas.

Equivalência dos líquidos

1 litro 4 copos americanos 1000 ml
1 xícara (chá) 16 colheres (sopa) 240 ml
1 colher (sopa) 3 colheres (chá) 15 ml
1 colher (chá) 1/3 colher (sopa) 5 ml
1 colherinha (café) 1/2 colher (chá) 2,5 ml

Temperaturas do forno

Forno brando de 140º a 150ºC
Forno regular de 175º a 190ºC
Forno quente de 200º a 230ºC
Forno muito quente de 240º a 275ºC
- Mostrar texto das mensagens anteriores 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

segredos interessantes, importantes mesmo pra você, mulher e homem

Arroz:
1. Lave o arroz e refogue. Coloque água fervente e deixe ferver por cinco minutos. Desligue o fogo, enrole a panela com folhas de jornal e em seguida amarre com uma toalha. Deixe a panela assim durante quinze minutos. Ao abrir, o arroz estará cozido e quente.
2. Se você esquecer-se de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo de
água e jogue por cima do arroz. Leve a panela de volta ao fogo até secar.
3. Para saber se a água do arroz que está cozinhando já secou, basta apagar o fogo, molhar o dedo e bater no lado de fora da panela, como se faz com o ferro de passar roupa. Se a panela estalar, significa que a água já secou - se não estalar, o arroz ainda tem água.
4. Você pode preparar uma porção de arroz para vários dias, refogando o com bastante óleo, alho amassado e sal, até soltar da panela. Depois, guarde o arroz na geladeira num recipiente de plástico ou de vidro tampado. Retire da geladeira só a quantidade que você vai usar e cozinhe normalmente.
5. Depois que o arroz estiver pronto, faça um furo com um garfo e coloque dentro uma colher de sopa de vinagre. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dois minutos. O arroz ficará mais soltinho.
6. Coloque o arroz amanhecido numa panela com um pouco de água, mexa, tampe e leve ao fogo baixo. Depois de alguns minutos ele ficará soltinho e saboroso como o arroz feito no dia.
7. Se o arroz queimar, coloque imediatamente a panela ainda quente e com vapor dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparecerá. Tire o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou.
8. Para um rápido cozimento, faça o arroz na panela de pressão. Quando a panela começar a chiar, deixe no fogo por dois minutos. Espere esfriar um pouco para abrir.
9. Se você pôs muito óleo para refogar o arroz, coloque a água para cozinhar junto com algumas folhas de alface por cima. As folhas de alface absorverão o excesso de óleo.
10. Para esquentar o arroz já cozido, basta colocá-lo num escorredor de macarrão e levar ao fogo dentro de uma panela com três ou quatro dedos de água. Deixe a água da panela ferver durante alguns minutos para que o arroz fique quente e soltinho.
11. Você pode também colocar a panela de arroz queimado, destampada, em cima de uma toalha molhada. O cheiro e o gosto de queimado desaparecerão.
12. Para desgrudar restos de arroz do fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz sairá facilmente.
13. Para tirar o excesso de umidade do arroz guardado em lata, é só colocar uma fatia de pão seco dentro. O pão deixa o arroz seco e soltinho.
14. O cheiro e o gosto de queimado sairão facilmente se você enfiar no arroz uma cebola cortada ao meio.
15. Para tirar o cheiro do arroz queimado, basta colocar algumas fatias de pão de fôrma por cima e tampar a panela por alguns minutos.
16. Você pode tirar o gosto do arroz queimado se puser um pouco do arroz da panela em cima da pia e em seguida colocar a panela do arroz em cima do arroz tirado. Deixando assim por cinco minutos, o gosto de queimado sairá facilmente.
17. Você pode dar um sabor muito especial ao risoto se colocar um pouco de cravo-da-índia no tempero.
18. Cozinhe o arroz sempre com a panela tampada. Assim ele não perde nem o sabor nem a consistência.